EDUCAÇÃO COMPLEMENTA NOTA SOBRE NOVO PROGRAMA

Devido a solicitações por parte da população acerca de um esclarecimento mais detalhado, a Secretaria Municipal de Educação vem explanar o processo de organização do Programa Novo Mais Educação, do Governo Federal.
 
Com base na resolução nº 5 de 25/10/2016, que regulamenta o funcionamento do programa, a secretaria começou o processo de seleção dos voluntários. Inicialmente, recebeu dos diretores das escolas os currículos das pessoas que já trabalharam em anos anteriores no programa e, a partir daí, estabeleceu os seguintes critérios:
1)    Para as oficinas de Português e Matemática, os candidatos deveriam ter ou estar cursando faculdade em áreas específicas ou afins.
2)    Professores já contratados na rede não poderiam estar no programa, o que de imediato garantiu inúmeras vagas para aqueles que estavam sem trabalho.
3)    Parentes de gestores e funcionários poderiam trabalhar (como já acontecia, uma vez que na resolução não existe restrição quanto a isso), desde que em escola diferente, para evitar qualquer tipo de protecionismo.
Dessa forma, foram atendidas em média 150 pessoas. No dia 5 de abril de 2017, o secretário fez a abertura oficial do programa e reforçou a premissa de que todos que ali estavam tinham conquistado uma oportunidade para mostrar seu trabalho e que seriam avaliados por isso, o que garantiria ou não sua continuidade no programa.
 
A secretaria esclarece ainda que de fato não houve seleção simplificada, pois a princípio tal divulgação seria feita pelo Ministério da Educação em rede nacional, porém isto não aconteceu e, de última hora, foi lançada uma plataforma para seleção dos candidatos e o prazo estipulado foi de apenas três dias para cadastro dos mesmos.
 
Portanto, a secretaria afirma que não há quaisquer irregularidades na organização e funcionamento do programa e se põe à total disposição da população, convidando todo cidadão interessado a conhecer de forma legal e transparente a legislação que o regulamenta, visitando a gerência responsável pelo mesmo.
 
Segue em anexo a resolução do programa para maiores informações.novo_mais_educ_resolucao5